Curador-Ferido

Grupo de reflexão sobre as
aflições e alegrias de ser psicólogo(a)

Olá, caro acadêmico(a) de Psicologia! Cursar Psicologia é um grande desafio. Para mim foi. São 05 anos de muita preparação teórico-prática, afinal, trata-se de uma ciência e profissão que nos coloca em contato com as dimensões mais complexas da vida (angústias, sofrimento, conflitos, desenvolvimento, etc.), e lidar com tudo isso enquanto psicólogo(a) não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Pensando nisso, elaborei este grupo de reflexão sobre as angústias relacionadas à formação e atuação do psicólogo. E isso sem esquecer as alegrias: identificá-las também possui importância na formação profissional.

Para quem é esse

Grupo de Reflexão?

Se você se encaixa em alguma das opções abaixo,
este Grupo poderá ajudá-lo(a):

Para Acadêmicos(as) de Psicologia (de qualquer período) que desejam refletir sobre as angústias e alegrias relacionadas ao ‘ser psicólogo(a)’. Necessitam estar matriculado em curso de Psicologia autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para Acadêmicos(as) de Psicologia (de qualquer período) que desejam lidar melhor com a própria formação e o trabalho como psicólogo. Necessitam estar matriculado em curso de Psicologia autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para Acadêmicos(as) de Psicologia (de qualquer período) que estão em dúvida se devem ou não continuar no curso de Psicologia. Necessitam estar matriculado em curso de Psicologia autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para Acadêmicos(as) de Psicologia (de qualquer período) que desejam aprender mais sobre a complexidade da Psicologia como ciência e profissão. Necessitam estar matriculado em curso de Psicologia autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O que você terá ao longo deste

Grupo de Reflexão?

Embasamento científico

Minhas orientações e intervenções serão embasadas na Psicologia Analítica, criada por Carl Gustav Jung, e em minha experiência profissional. Tenho anos de experiência como psicólogo clínico, on-line e presencial (durante a pandemia da COVID–19, tenho atendido apenas on-line), e também como professor na Universidade Federal de Rondônia e em universidades particulares. Também sou vinculado à Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e tenho curso de atualização em Orientação Profissional e de Carreira pela ORIENTAED – Brasil.

Espaço sigiloso de reflexão

Os encontros não poderão ser gravados por mim e nem pelos participantes em nenhuma hipótese, e as informações verbalizadas pelos participantes não poderão ser repassadas ou divulgadas a terceiros. Também não será repassada nenhuma informação verbalizada por você para Faculdade/Universidade em que você estuda. Os encontros serão sigilosos. Para garantir esse sigilo, as normas éticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) serão aplicadas por mim. E durante os encontros, por razões de sigilo grupal, você não poderá utilizar locais públicos ou incluir participantes que não estejam inscritos.

Pensaremos sobre o ‘ser psicólogo(a)’ na pandemia do COVID–19

Ser psicólogo(a) antes da pandemia é diferente de ser psicólogo durante a pandemia da COVID–19 e depois dela. Por isso, iremos refletir sobre a atuação profissional nesses distintos momentos.

Orientações sobre como aproveitar melhor a formação em Psicologia

Um dos nossos objetivos será contribuir para que você aproveite melhor a formação em Psicologia.

Reflexões sobre dificuldades e conflitos que possam interferir na vida profissional

Quais dificuldades ou conflitos você talvez tenha e que podem interferir na qualidade do seu trabalho como psicólogo(a)? Pensaremos sobre isso a fim de que você possa, a partir desta reflexão, adotar as medidas possíveis para melhorar sua formação e atuação profissional.

Reflexões sobre qualidades que possam ser úteis na profissão

Quais qualidades você tem e como elas podem ser utilizadas no trabalho como psicólogo(a)? Entender nossos pontos fortes é tão importante quanto identificar as dificuldades! Reconhecer as próprias qualidades e dificuldades ajuda a nos tornarmos profissionais melhores.

Reflexões sobre angústias relacionadas à formação e atuação do(a) Psicólogo(a)

Que ser psicólogo(a) não é fácil estamos ‘carecas’ de saber, não é mesmo? No entanto, se os(as) psicólogos(as) não refletirem sobre as próprias angústias profissionais, poderá atrapalhar o seu crescimento profissional.

Reflexões sobre as alegrias de ser psicólogo(a)

Identificar as alegrias e pensar sobre elas é tão importante quanto pensar sobre as angústias. Afinal, queremos nos sentir ‘felizes’ na profissão, correto?

Questões Éticas

Sempre que necessário, trabalharei a questão ética do trabalho do psicólogo, isso é muito, muito importante.

De que maneira o grupo de reflexão
Curador-Ferido ocorrerá?

Investimento e formas de pagamento

O pagamento poderá ser via transferência bancária, PIX ou parcelado em cartão de crédito.

 Se quiser ser lembrado, coloque o seu e-mail acima

Sobre mim

Há anos venho trabalhando como psicólogo e psicoterapeuta junguiano (psicologia analítica), atendendo pessoas de diferentes idades – crianças, adolescentes e adultos.

Além do atendimento presencial em Porto Velho, Rondônia, outra área do meu trabalho é o Atendimento Psicológico ON-LINE, o qual tem me permitido a interessante experiência de atender brasileiros de diferentes lugares do mundo.

Também trabalhei como professor universitário, em faculdades particulares, e por dois anos na Universidade Federal de Rondônia.

Outra paixão minha é escrever, principalmente sobre Psicologia, Psicoterapia e sobre a Vida. Entendo que viver é uma arte que pode ser melhorada, aprimorada

JUNIOR CESAR MININ

Psicólogo (CRP 24/01116)

Formação Complementar (curso de atualização) em:

Perguntas e Respostas

Se for possível para mim, sim, abrirei novas turmas, pois acredito que é muito importante para os(as) acadêmicos(as) de Psicologia refletirem sobre as angústias e alegrias de ‘ser psicólogo’, com o objetivo de se tornarem profissionais ainda melhores.

Acredito que o psicólogo(a), mesmo depois de formado, deve sempre pensar sobre as dificuldades, angústias e alegrias relacionadas à atuação do psicólogo, para se tornar um profissional cada vez melhor. Entretanto, o grupo Curador-Ferido tem sido apenas para acadêmicos(as) de Psicologia, de qualquer período e que estejam matriculados em curso de graduação de Psicologia autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Você precisa assumir o compromisso de participar de todos os encontros, por várias razões. Uma delas é que as inscrições são limitadas, e outra razão é que o grupo tem começo, meio e fim, ou seja, se você perder algum encontro, afetará o seu processo de reflexão. Entretanto, se acontecer algum imprevisto e você não puder participar de 01 ou 02 encontros, sem problema, imprevistos ocorrem.

Sim, você pagará pelos 06 encontros mesmo que falte em algum deles. Quando você faz a sua inscrição e paga o valor, você está reservando a sua vaga nos 06 encontros.

Se depois do grupo você tiver interesse em participar de encontros individuais de orientação ou por outros grupos realizados por mim, poderemos conversar sobre as possibilidades existentes e valores. Será um prazer continuar acompanhando você em seu processo de formação profissional.

Clique para ver textos meus no Instagram, se lhe interessar