Medidas Protetivas contra o Coronavírus e apoio psicológico online gratuito

Fotografia por Engin Akyurt.

Publicado

Escrito por

Cuidar de si para cuidar do outro: essa ideia me acompanha desde a graduação em Psicologia, principalmente a partir dos textos do psicólogo Carl Gustav Jung, quando percebi que o ato de cuidar de pessoas exige, em primeiro lugar, que cuidemos de nós mesmos, pois assim estaremos muito mais saudáveis, tanto física como emocionalmente, para oferecer escuta, apoio e intervenções adequadas.

Cuidar dos outros não é apenas uma questão de disponibilidade física e nem de conhecimento técnico-científico, também é uma questão de disponibilidade emocional. Quanto melhor a nossa saúde física e emocional/psicológica, mais capazes estamos para cuidar do outro. Inclusive, mais capaz estamos para cuidar de nós mesmos…

Cuidar de si para cuidar melhor do outro também é uma questão ética, pois envolve a responsabilidade com o outro, com as diferentes vidas de pessoas que nos atravessam, que fazem parte de quem somos, que de alguma maneira nos tocam, por mais distante geograficamente que tais pessoas estejam.

Atualmente, o mundo se depara com uma grande ameaça, o Coronavírus, que produz a doença chamada COVID-19. Reconhecendo o potencial destrutivo dessa ameaça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas outras instituições tem produzido material, orientações e normas que visam prevenir a proliferação dos vírus, bem como tem surgido iniciativas solidárias de pessoas e de grupos.

Neste momento de tensões e incertezas, a escolha de adotar as medidas protetivas contra o Coronavírus também deve ser embasada na preocupação com os outros, o mundo, a sociedade. Ao me proteger do vírus, estou protegendo os amigos, familiares, pacientes, colegas de trabalho, desconhecidos, conhecidos, enfim, todas as pessoas que constituem o que chamamos de mundo. Ao adotar as medidas protetivas, estou protegendo a vida, presente e futura, não apenas a minha, mas a de um povo inteiro.

Mas antes de prosseguir, gostaria de destacar algo muito importanteas condições de vida das pessoas são diferentes, sobretudo no Brasil, país infelizmente marcado por uma forte desigualdade social. Em função dessa desigualdade, algumas pessoas não possuem condições de permanecer tanto tempo em casa e nem de adotar outras medidas protetivas com frequência, pois essa permanência significaria deixar de ganhar o pouco que ganham para a sobrevivência da família. Imaginem o conflito, a angústia dessas pessoas! Uma coisa é se isolar possuindo boas condições financeiras e de moradia para isso, outra coisa é não ter tais condições. No caso de pessoas que não possuem acesso à condições dignas de moradia, como está sendo para elas permanecer em casa?? Dentre outros problemas sociais … É preciso termos isso em mente para entendemos o sofrimento dessas pessoas e para apoiarmos medidas governamentais e sociais que contribuam para que elas tenham condições de vida dignas durante (e após!!) a pandemia do Coronavírus.

Dito isso, vamos então conhecer mais sobre o Coronavírus e a como se proteger dele. E mais adiante, apresento duas redes de atendimento psicológico online gratuito, sendo uma delas destinada exclusivamente à profissionais da saúde que atuam diretamente no combate do Coronavírus, profissionais estes que necessitam de um cuidado especial.


MEDIDAS PROTETIVAS: SITES, INSTITUIÇÕES

– O Ministério da Saúde do Brasil criou um aplicativo de celular chamado Coronavírus, que pode ser baixado no Google Play;

– O Ministério da Saúde do Brasil também disponibilizou informações em seu site, atualizadas à medida em que surgem novas descobertas e acontecimentos: https://coronavirus.saude.gov.br

– O UNA-SUS lançou uma plataforma com orientações para os profissionais de saúde e orientações específicas para a população em geral: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19

– São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, bem como um guia de prevenção: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus

– A Fundação Owsvaldo Cruz (FIOCRUZ), instituição de referência na área da saúde, tem publicado informações atualizadas que visam também combater as fake news que infelizmente tem se tornado ‘moda’ no Brasil: https://portal.fiocruz.br/

– A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou  um portal de acompanhamento das medidas de prevenção: http://www.coronavirus.unir.br/homepage.

No site da UNIR, encontramos, dentre outros, uma aula do do Dr. Juan Miguel Villalobos acerca do Coronavírus:https://www.youtube.com/embed/UV9jRmoYd_Y?version=3&rel=1&fs=1&autohide=2&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&wmode=transparent


AFINAL, PRECISO PROCURAR UM POSTO DE SAÚDE OU POSSO REALIZAR OS CUIDADOS EM CASA?

A Aline Okita, médica dermatologista formada pela USP, o Ariovaldo Alberto da Silva Junior, MD, PhD e neurocientista, e o Flávio Machado, CEO Pixit – Especialista em Inovação e Integração de Tecnologias, criaram um site com informações úteis sobre o Coronavírus e um TESTE VIRTUAL que ajuda a identificar se você precisa ou não procurar um Posto de Saúde.

Basta fazer o TESTE VIRTUAL, basta clicar no link abaixo e responder as questões:

WWW.CORONABR.COM.BR


APOIO PSICOLÓGICO ONLINE GRATUITO PARA PROFISSIONAIS BRASILEIROS DA ÁREA DA SAÚDE

E se você é um profissional da área da saúde que atua diretamente no combate do Coronavírus no Brasil, existe uma rede de apoio psicológico que tem oferecido sessões online gratuitas. Veja a chamada abaixo da equipe profissional de psicólogos do Rubicão:

“Nós do Rubicão formamos uma rede de apoio psicológico, para os profissionais de saúde que estejam na linha de frente ao combate do coronavírus no Brasil. O Rubicão é uma rede virtual de profissionais, psicólogos, psicanalistas e terapeutas, que tem como elo a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Estamos em diversas cidades do Brasil e do mundo e, através do whatsapp, criamos um espaço democrático, um laço de troca, discussões, suporte e reflexões.

Disponibilizamos alguns horários em nossas agendas, para atendimento online. Um espaço seguro e protegido, para que possamos acolher os sentimentos, emoções, incertezas e conflitos que surjam. Redução do estresse, possibilidade de escuta, reflexão e manejo dos recursos pessoais, são alguns de nossos objetivos.

No entanto, nossa maior intenção é darmos o mínimo de apoio para os profissionais que atuam na rede de saúde brasileira, sejam hospitais públicos ou privados.”

Maiores informações pelo e-mail: rubicaotravessiasjunguianas@gmail.com

Formulário de Inscrição para Atendimento Online Gratuito pelo Rubicão:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0TgPBhyTw04-8RUN_takNfRpKTd8z5aKg1O0OK61aS1KfWg/viewform?fbclid=IwAR1UyponPKw9UjQNWbEi9D_5o7jJJ-fGGDKXKhK1nrOJqUPa8WlWLV7yuVI

APOIO PSICOLÓGICO ONLINE GRATUITO COM FOCO NO CORONAVÍRUS E NA ATUAL CRISE POLÍTICA – POPULAÇÃO EM GERAL

Uma equipe de psicólogos junguianos brasileiros está oferecendo atendimento psicológico online e gratuito durante o período de isolamento social provocado pelo Coronavírus. A crise política atual e o Coronavírus tem mobilizado questões psicológicas que, dependendo da situação, necessitam de atendimento psicológico.

Para saber mais a respeito do atendimento oferecido por essa equipe, entrar em contato via e-mail: praticajunguiana@gmail.com


APOIO PSICOLÓGICO ONLINE GRATUITO – POPULAÇÃO EM GERAL – EQUIPE DE PSICÓLOGOS DA JANUS – PUC-SP

Se você precisa de atendimento psicológico online por se sentir emocionalmente abalado (a) diante da pandemia do Coronavírus, ou por outro (s) motivo (s) como sintomas depressivos e ansiosos, sensação de estar perdendo o controle de si, falta de motivação, dentre outras, uma opção gratuita de atendimento psicológico online é a realizada pela equipe do JANUS – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação da Clínica Escola da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Quem pode buscar esse atendimento oferecido pela PUC – SP? A equipe do Janus explica em seu site:

 O atendimento é voltado apenas para maiores de 18 anos de idade, e é realizado de forma individual. Será dada prioridade para o atendimento online a pacientes que sejam a) expatriados; b) população em situação social vulnerável; c) que tenham dificuldade de locomoção; d) que estejam em localidades remotas e com dificuldade de acesso a profissionais de psicologia. A psicoterapia breve online não é indicada para todos os casos.  A avaliação a este respeito fica a cargo da equipe de psicólogos do Janus.”

Para mais informações, clique abaixo para ser direcionado ao site do Janus:

https://www.pucsp.br/janus/psicoterapia-online

Compartilhe esse texto

WhatsApp
Facebook
Email
Imprimir/PDF

Quer receber os novos textos, para não perder nenhum?

Se inscreva na minha newsletter:

Outros textos que pode gostar

Contatos

Para conversar, tirar alguma dúvida ou agendar seu atendimento, fique a vontade para ligar ou mandar mensagem.

É só clicar em qualquer uma das três opções abaixo:

Redes Sociais

Psicólogo (CRP 20/4130)

pela Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Psicologia

pela mesma universidade

Em curso de formação de analista junguiano

pela SBPA Brasil

Clique para ver textos meus no Instagram, se lhe interessar